Rio de Janeiro terá "megaferiado" de 6 dias a partir de sexta
Com a Cúpula do G20 na cidade, feriados nacionais se somam a feriados municipais criados para a ocasião
A cidade do Rio de Janeiro se prepara para um feriadão de seis dias que começará nesta sexta-feira (15). Este ano, o Rio de Janeiro vai sediar a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do (G20), razão pela qual foram criados feriados em caráter excepcional e que se somam a outros dois feriados nacionais.
A Proclamação da República, no dia 15 de novembro, é praticamente o único feriado nacional deste ano a cair em uma sexta-feira, sem contar a Semana Santa. E vai ser a primeira etapa de um fim de semana mais do que prolongado para os cariocas.
Os dias 18 e 19 de novembro, segunda e terça-feira respectivamente, serão feriados municipais ou seja, valem apenas para a cidade do Rio de Janeiro. Em maio deste ano, a Câmara de Vereadores da capital fluminense aprovou o projeto que criou a lei 8.314/24, sancionada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD).
Os feriados surpresa foram criados especificamente para a realização da Cúpula do G20, a ocorrer nessas duas datas. Por outro lado, eles preveem o funcionamento de alguns serviços essenciais, como bares e restaurantes, comércio de rua, shopping centers e estabelecimentos culturais.
E não termina por aí. Tem mais um feriado na quarta-feira (20), em função do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Pela primeira vez, a data será feriado nacional, como manda a lei 14.759/23, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em dezembro do ano passado.
A Consciência Negra relembra a luta de escravos e a morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695. A data já era feriado em todo o Estado do Rio de Janeiro. Confira o calendário completo: